Quais cidades mineiras fazem parte da Estrada Real?

Quais cidades mineiras fazem parte da Estrada Real?

Cruzava as atuais regiões de Taubaté, Guaratinguetá, Serra da Mantiqueira, Passa-Quatro, Itanhandu, Pouso Alto, Baependi, Conceição do Rio Verde, Ibituruna, Rio das Mortes, São João del Rei, Mariana e Ouro Preto.

Quais os 4 caminhos que compunham a Estrada Real?

A Estrada Real é a maior rota turística do Brasil. A Estrada Real é formada por quatro caminhos: Caminho Velho, Caminho Novo, Caminho dos Diamantes e Caminho Sabarabuçu.

Quais as cidades do Caminho Velho da Estrada Real?

No Caminho Velho, as cidades recomendadas para passear são:

  • Ouro Preto. É uma linda cidade histórica em meio às montanhas de Minas Gerais, que conta com o maior conjunto homogêneo da arquitetura barroca do Brasil.
  • Congonhas.
  • Entre Rios de Minas.
  • Lagoa Dourada.
  • Resende Costa.
  • São Tiago.
  • Prados / Bichinho.
  • Tiradentes.

Onde fica a Estrada Real?

Com 710 km de extensão o Caminho Velho da Estrada Real foi a primeira rota feita para levar as pedras preciosas até o mar: começa em Ouro Preto e passa por Tiradentes, São João del-Rei e Caxambu, culminando em Paraty, no estado do Rio de Janeiro.

Quando foi construída a Estrada Real?

A Estrada Real é um dos maiores circuitos turísticos do Brasil. Com cerca de 1600km, a Estrada começou a ser construída no século XVII para ligar a região do litoral carioca às regiões produtoras de ouro do interior de Minas Gerais.

Que fator geográfico ocorreu com a construção e uso da Estrada Real?

Resposta: A partir da descoberta de ouro na região das Minas Gerais, em fins do século XVII, esse caminho transformou-se na rota preferida para atingir-se a região das Minas Gerais, assim como para o escoamento de ouro, que era transportado por mar de Paraty para o Rio de Janeiro, de onde embarcava para Portugal.

Qual o roteiro da Estrada Real?

Roteiro Completo

  • Dia 1: Chegada em Belo Horizonte e estrada para o Santuário do Caraça com pernoite na Pousada do Caraça.
  • Dia 2: Ouro Preto e Mariana com pernoite em Ouro Preto.
  • Dia 3: Lavras Novas com pernoite na Pousada Buieiê
  • Dia 4: Tiradentes com pernoite em Tiradentes.
  • Dia 5: Carrancas com pernoite em Tiradentes.

Qual a história da Estrada Real de Minas Gerais?

Caminho por onde passa a história de Minas Gerais, a Estrada Real remonta ao século 17, associada à exploração do ouro e do diamante no Brasil colonial.

Quais são os patrimônios da Estrada Real?

As belezas naturais da região, como serras, cachoeiras, rios e florestas, também integram o patrimônio da Estrada Real. Hoje, a Estrada Real possui em seu trajeto Patrimônios da Humanidade, como as cidades de Ouro Preto e Diamantina e o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas, e uma cidade em processo de obtenção deste título (Paraty).

Qual é a história da Estrada Real?

A Estrada Real é um dos maiores circuitos turísticos do Brasil. Com cerca de 1600km, a Estrada começou a ser construída no século XVII para ligar a região do litoral carioca às regiões produtoras de ouro do interior de Minas Gerais.

Quais são os marcos da Estrada Real?

Nos eixos principais dos caminhos – Velho, Novo, dos Diamantes e Sabarabuçu – estão situados marcos da Estrada Real. Eles estão sempre presentes onde há pontos de bifurcação ou em locais que geram dúvidas ao viajante sobre a continuação da trilha. A ponta superior do marco não indica para onde você deve ir.

Back To Top