Qual o efeito colateral do azitromicina di-hidratada?
Náusea, vômito, diarreia (raramente resultando em desidratação), desconforto abdominal (dor/cólica), dor de cabeça, irritação gastrointestinal, prurido de pele (coceira), anorexia (ausência de fome) e tontura.
O que a azitromicina pode causar?
Tontura, convulsões, cefaleia, hiperatividade, hipoestesia, parestesia, sonolência e desmaio. Casos raros de distúrbio de paladar/olfato e/ou perda foram relatados.
Quanto tempo dura o efeito colateral da azitromicina?
Isso ocorre dentro de até 3 dias, sendo que a maior parte é eliminada nas primeiras 24h.
O que acontece se tomar azitromicina em excesso?
Segundo o presidente do órgão, Fernando Matos, o excesso na dosagem de Azitromicina pode causar alterações no fígado e nos rins. – O tipo de prescrição enseja a conclusão por superdosagem.
O que corta o efeito da azitromicina?
Antiácidos – reduz a eficácia da azitromicina. Ciclosporina – aumenta o risco de toxicidade pela ciclosporina. Hidroxicloroquina – aumenta o risco de arritmias cardíacas. Tacrolimo – aumenta o risco de toxicidade pelo tacrolimo.
Para que serve o antibiótico azitromicina?
Azitromicina di-hidratada é indicada para o tratamento de infecções causadas por bactérias sensíveis à azitromicina, como sinusite, faringite, amigdalite e demais infecções do trato respiratório inferior (brônquios e pulmões) e superior (nariz, faringe, laringe e traqueia).
Quanto tempo depois de tomar azitromicina posso ter relação?
A recomendação é que a mulher que precise fazer o uso de medicamentos antibióticos, tenha relações sexuais apenas com camisinha durante o tratamento e até 7 dias depois de ter tomado o último antibiótico.
Qual a dosagem máxima de azitromicina?
Para o tratamento da faringite estreptocócica (infecção da faringe causada por Streptococcus) em crianças, foi demonstrada a eficácia de azitromicina di-hidratada comprimido revestido administrado em dose única diária de 10 mg/kg ou 20 mg/kg, por 3 dias. Não se deve exceder a dose diária de 500 mg.
Pode tomar azitromicina mais de 3 dias?
A azitromicina tornou-se um antibiótico muito popular devido à sua confortável posologia, que costuma ser de apenas 1 comprimido diário por 3 a 5 dias. Há infecções, inclusive, que podem ser tratadas com uma dose única desse antibiótico.
Como se deve tomar azitromicina?
Como se usa doses em termos de azitromicina. tomar o medicamento 1 hora antes ou 2 horas após as refeições. 500 mg, 1 vez por dia, durante 3 dias.
Qual a função do medicamento azitromicina?
Para que serve Azitromicina? Azitromicina di-hidratada é indicada para o tratamento de infecções causadas por bactérias sensíveis à azitromicina, como sinusite, faringite, amigdalite e demais infecções do trato respiratório inferior (brônquios e pulmões) e superior (nariz, faringe, laringe e traqueia).
Quais são os efeitos colaterais de azitromicina?
Efeitos Colaterais. Os efeitos colaterais mais comuns associados ao uso de Azitromicina são náusea, vômito, diarreia, fezes moles, desconforto abdominal, prisão de ventre ou diarreia e gases. Além disso pode ocorrer tontura, sonolência e perda de apetite. Veja também o que comer para diminuir os efeitos colaterais.
Posso usar azitromicina na amamentação?
O uso da Azitromicina é contraindicado para pessoas com alergia a qualquer componente da fórmula do medicamento e só deve ser usado na gravidez e durante a amamentação caso seja orientado pelo obstetra.
Qual a dose máxima de azitromicina para crianças?
Uso em crianças: a dose máxima total recomendada para qualquer tratamento em crianças é de 1.500 mg. A azitromicina di-hidratada comprimidos revestidos deve ser administrada somente em crianças pesando mais que 45 Kg.
Como a azitromicina corta o efeito do anticoncepcional?
A Azitromicina corta o efeito do anticoncepcional? A azitromicina não corta o efeito do anticoncepcional, no entanto pode provocar desequilíbrio da microbiota intestinal, resultando em diarreia e impedindo a absorção correta do anticoncepcional.
