O que é o VPM no exame de sangue?
O volume plaquetário médio (VPM) é um indicador de inflamação sistemática e potencial trombótico do sangue. Plaquetas maiores são mais reativas e estão associadas a um maior potencial pró-trombótico. VPM elevado é comum em idosos, e está fortemente associado com síndromes coronarianas agudas e suas complicações.
Qual o valor normal do VPM?
A padronização do valor de referência para o VPM não é um fato definido, existindo variações nas citações científicas, no entanto, o valor de referência mais utilizado é VPM=8,7 μm3 (± 1.46).
O que significa VPM nas plaquetas?
O volume plaquetário médio (VPM) é um marcador da função plaquetária. Níveis elevados de VPM têm sido identificados como fatores de risco independentes para o IM em pacientes com doença cardíaca coronariana.
Qual o valor de referência de plaquetas?
O valor de referência das plaquetas é entre 150 000 e 450 000 plaquetas/ µL de sangue, no entanto algumas condições podem interferir no processo de produção das plaquetas, havendo aumento ou diminuição da sua concentração no sangue, sendo esta condição chamada de trombocitopenia.
Para que serve o exame VPM?
O volume plaquetário médio (VPM) é considerado um indicador da atividade plaquetária, e o seu crescimento foi demonstrado em diversos eventos vasculares agudos, incluindo angina instável, infarto agudo do miocárdio e acidente vascular cerebral2,3.
O que significa volume plaquetário médio baixo?
O volume plaquetário médio abaixo do normal está associado com extensão reduzida de doença arterial coronariana. FUNDAMENTO: A extensão da doença arterial coronariana aterosclerótica em pacientes com angina estável tem importantes implicações prognósticas e terapêuticas.
O que significa VPM baixo no hemograma?
O volume plaquetário médio abaixo do normal está associado com extensão reduzida de doença arterial coronariana.
O que significa VPM em Fl?
VPM – Volume Plaquetário Médio: Assim como o VCM para as hemácias, este índice mede o volume médio das plaquetas (tamanho), e é útil em diversas situações.
Como calcular VPM?
Volume Plaquetário Médio (VPM): É determinado a partir da média aritmética do volume das plaquetas. Em condições medulares normais, seu valor é inversamente proporcional à contagem plaquetária.