O que e o paradigma dominante?

O que é o paradigma dominante?

O Paradigma Dominante Sendo um modelo global, a nova racionalidade científica é também um modelo totalitário, na medida em que nega o caráter racional a todas as formas de conhecimento que se não pautarem pelos seus princípios epistemológicos e pelas suas regras metodológicas.

Qual A diferença entre o paradigma dominante do paradigma emergente?

A abordagem do paradigma emergente no tocante a relação do sujeito com objeto opõe-se ao paradigma dominante (paradigma este que será tratado no próximo item) que tem como proposta o distanciamento, a não interferência no objeto.

Quais as principais características do paradigma dominante para Santos?

2.1 O paradigma dominante O modelo em comento admite uma variedade interna considerável, mas não tolera o senso comum e as humanidades ou estudos humanísticos (estudos históricos, filológicos, jurídicos, literários, filosóficos e teológicos).

O que é Ciência para Boaventura?

É neste sentido que Boaventura sustenta que: “A ciência pós-moderna, ao sensocomunizar-se, não despreza o conhecimento que produz tecnologia, mas entende que, tal como o conhecimento se deve traduzir em autoconhecimento, o desenvolvimento tecnológico deve traduzir-se em sabedoria de vida” (SANTOS, pág.

Quais as principais características do paradigma dominante para Santos 2008 )?

O paradigma dominante clara entre o conhecimento científico de um lado, e do outro, o senso comum e as humanidades. Ou seja, considera apenas o conhecimento caracterizado pelos princípios epistemológicos e regras metodológicas.

O que foi a crise da ciência moderna?

A Modernidade colocou os seres humanos como centro do mundo, organizando-os em grandes cidades, produzindo conhecimento e tecnologias, que transformaram decisivamente nossa relação com a natureza e com a sociedade. …

Como se fundamenta o paradigma da ciência moderna?

O paradigma da ciência moderna se estabeleceu como hegemônico no processo de explicação dos problemas da sociedade e principal via de produção de conhecimento científico no século XVIII.

O que é a crise dos paradigmas?

Representa uma crise de verdades e de compreensão da realidade, que gera um descontentamento quanto às concepções e aos métodos existentes de observar o mundo e de fazer sentido nele, processo que dá origem a outras ideias e perspectivas.

Back To Top