Quando pedir hemograma na dengue?

Quando pedir hemograma na dengue?

O período recomendado para colheita da amostra de sangue é de, preferencialmente, até o quarto dia do início dos sintomas, durante o período de viremia. A coleta de espécimes biológicos para isolamento viral deve ser orientada pela Vigilância Epidemiológica, respeitando-se a capacidade dos laboratórios de referência.

Qual o resultado de um hemograma de uma pessoa com dengue?

As alterações hematológicas observadas em pacientes que contrairam dengue apresentam-se de acordo com a evolução clínica e gravidade da doença. As principais alterações hematológicas observadas são a leucopenia, plaquetopenia, linfocitopenia, presença de linfócitos atípicos, alterações nas transaminases.

Como diagnosticar dengue hemorrágica?

Como é o diagnóstico da dengue hemorrágica

  1. Aumento no tamanho do fígado.
  2. Pressão baixa.
  3. Olhos vermelhos.
  4. Glândulas inchadas.
  5. Erupções cutâneas.
  6. Pulsação variando entre fraca e rápida.
  7. Garganta vermelha.

Quais exames alteram na dengue?

Para fechar o diagnóstico de dengue é feita a correlação entre os sintomas do paciente e os exames laboratoriais, que são:

  • Hemograma;
  • Anticorpos contra a Dengue IgG e IgM;
  • Antígeno NS1 da Dengue.

Quando coletar sorologia dengue?

A amostra de sangue total deverá ser coletada até o 5° dia do início dos sintomas durante a fase de viremia da doença, que se inicia no período febril, dando-se preferência para coletas até o 3º dia de sintomas.

Porque o hematócrito se eleva na dengue?

Em casos de dengue, o hematócrito pode aumentar, especialmente se houver complicações, já que o plasma – parte líquida do sangue – pode vazar de dentro do sistema circulatório, deixando o sangue com mais hemácias.

Qual o nível de plaquetas de uma pessoa com dengue?

Plaquetas são células essenciais para a coagulação do sangue. Os anticorpos que o organismo produz para combater o vírus podem destruir as plaquetas. Uma pessoa saudável tem entre 150 e 450 mil plaquetas. Na dengue hemorrágica esse número cai e pode ficar abaixo de 20 mil, nível perigoso, com risco de sangramento.

Como saber se estou com dengue ou Covid?

O cenário da pandemia também preocupa os especialistas. “A dengue e a covid-19 têm alguns sintomas comuns, como dores no corpo e cansaço. A dengue também causa um pouco de falta de ar, assim como a Covid-19 pode trazer manchas ao corpo”, destaca a médica Sandra Marcondes Carazo.

O que pode causar dengue hemorrágica?

A dengue hemorrágica é causada pela picada do mosquito Aedes aegypti que transmite o vírus da dengue. Na maioria dos casos de dengue hemorrágica, a pessoa já havia tido dengue anteriormente e quando é novamente infectada pelo vírus, desenvolve sintomas mais graves, resultando nesse tipo de dengue.

Como é a dor abdominal na dengue?

Dor abdominal, nos ossos e nas articulações A dor abdominal ocorre principalmente em crianças, enquanto a dor nos ossos e nas articulações costuma afetar todos os pacientes. Além de dor, a região afetada também pode ficar levemente inchada e avermelhada.

Estou com sintomas de dengue mas exame negativo?

De acordo com pesquisas, cerca de 40% dos pacientes que têm diagnóstico de dengue apresentam exames negativos para a doença. Náuseas, vômitos, erupções cutâneas, dores nas articulações, dor de cabeça e ao redor dos olhos, além de pequenas manchas vermelhas na pele.

Como é feito o exame para detectar a dengue?

Em um hospital ou laboratório, o exame de sangue para dengue é realizado por um profissional de saúde da seguinte forma:

  1. Com o paciente sentado, é amarrado um elástico em volta do seu braço para interromper o fluxo de sangue.
  2. O profissional faz a limpeza com álcool da área do braço a ser penetrada pela agulha.

Qual o quadro clínico da dengue hemorrágica?

Na dengue hemorrágica, o quadro clínico se agrava rapidamente, apresentando sinais de insuficiência circulatória. A baixa circulação sanguínea pode levar a pessoa a um estado de choque. Embora a maioria dos pacientes com dengue não desenvolva choque, a presença de certos sinais alertam para esse quadro: Perda de consciência.

Como evitar medicamentos com dengue hemorrágica?

Pacientes com dengue hemorrágica devem evitar medicamentos a base de ácido acetilsalicílico (aspirina) ou que contenham a substância associada. Outros anti-inflamatórios não hormonais (diclofenaco, ibuprofeno e piroxicam) também devem ser evitados. O uso dessas medicações pode aumentar o risco de sangramentos.

Qual a importância do hemograma frente a suspeita de dengue?

Resumo: A dengue é uma doença negligenciada, de alta morbidade e mortalidade em crianças e adultos, ocorrendo principalmente em regiões tropicais e subtropicais. O objetivo desse trabalho de revisão bibliográfica foi analisar a importância da interpretação do hemograma frente a suspeita de dengue.

Qual o sorotipo da dengue hemorrágica?

Qualquer um dos quatro sorotipos da dengue pode causar dengue hemorrágica. Dificilmente a dengue hemorrágica acontece quando a pessoa é infectada pela primeira vez, mas as chances aumentam na segunda, terceira ou quarta infecções.

Back To Top