Qual o problema com o contra baixo?

Qual o problema com o contra baixo?

Um contrabaixo possui praticamente os mesmos problemas de uma guitarra. Seus cuidados são relativamente simples, mas sempre requer atenção. Mas afinal quais problemas podem ocorrer com um baixo? 1) Braço empenado – gera trastejamento, desafinação e pouca tocabilidade em regiões mais agudas, dada a altura das cordas.

Como regular contra baixo?

Para “folgar” o tensor e mover o braço no sentido da tensão das cordas, você deve girá-lo no sentido anti-horário com a chave Allen (a maior). Por outro lado, para apertar o tensor e mover o braço no sentido contrario ao da tensão das cordas, você deverá girá-lo no sentido horário.

Como saber se o instrumento esta empenado?

A primeira coisa a se fazer é colocar o instrumento na altura dos olhos e ver se o braço apresenta alguma curvatura. Deixe o instrumento virado para cima, como se estivesse mirando com ele. Nesse posição você tem a visão desde a ponte ou cavalete até a cabeça/mão do instrumento.

O que fazer quando o violão esta empenado?

Se o empenamento for leve, retiram-se os trastes e faz-se uma retífica da madeira da escala e a recolocação dos trastes. Já em um empenamento mais agudo, deve-se sacar a escala, desentortar o braço com direcionamento de calor e colar a escala novamente, seguida de nova colocação de trastes.

Como cuidar do seu baixo?

Sempre use se um bom lustra-móveis, seja líquido ou spray. Tome cuidado apenas para não cair o líquido dentro dos captadores, pois pode ocorrer oxidação e perda dos mesmos. Se o seu instrumento for esmaltado ou laqueado, uma dica é usar cera automotiva, pois remove bem a sujeira.

Como melhorar o som do baixo?

Uma forma de você melhorar o som do bass é investir em processadores do som como pedais e caixas amplificadoras. Eu tenho um Washburn XB-500. Quando ligo no Boss lmb-3 ou na zoom 506 o som fica bem melhor do que quando ligo só no amplificador.

Como regular às oitavas?

Inicie a afinação sempre pela corda mais grave, pois ela exerce maior tração no braço da guitarra do que as agudas. Em seguida, toque esta mesma corda, porém uma oitava acima, apertando na casa 12°.

Como deixar as cordas mais baixas sem Trastejar?

Sempre vai depender de quem toca. O que eu faço é plainar a escala cerca de 1 ou 2 mm “para trás”, de forma a quando o violão estiver afinado ficar no lugar certo. Na pestana, a altura da corda solta deve ser a mesma gerada quando pressionada na primeira casa e medida sobre o segundo traste.

Como saber que o violão esta empenado?

Se você achar que seu braço está empenado faça o seguinte. Depois de colocar as cordas, aperte a 1ª corda MI no primeiro e no último traste e, em seguida, verifique a distância entre a corda e o braço no 9º traste. O ajuste perfeito é aquele em que o espaço máximo permita passar um cartão fino, como aqueles de visita.

Como saber se o seu violão está afinado?

Se você perceber que o som de alguma das cordas do seu violão está diferente do que deveria é porque seu violão está desafinado, porém se o som de todas as cordas do seu violão estiver de acordo com a sua referência a respeito do som das cordas afinadas é porque o violão está afinado.

O que é um violão empenado?

O braço tende [isso não é uma regra] a empenar a partir da 5ª casa em direção à pestana. Além do mais, o empenamento costuma acontecer pra frente e faz uma “barriga” entre as cordas e os trastes. Os fatores que empenam o braço de um violão são: cola inadequada entre o braço e a escala.

O que acontece quando o violão empena?

Note no braço do seu violão que quado você afina ele esticando as cordas é como se você estivesse puxando o braço para frente, e quando esta tensão é maior do que deve o braço pode acabar empenando. Sendo assim, qualquer posição para guardar o violão na qual o braço esteja sendo forçado para dentro está errada.

Back To Top